quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Desporto profissional e não profisional

Relações entre o desporto profissional e não profissional

O profissionalismo surge da necessidade de bater recordes e de ser campeão, da necessidade dos clubes vencerem para poderem fazer representar em competições de prestigio internacional e com atletas de grande nível competitivo.
O clube tem de contratar bons técnicos e atletas de elite e poder proporcionar-lhes todo o tipo de apoio humano e material necessário á concessão destes objectivos.

Confederação do desporto de Portugal

O sistema desportivo Português viveu, desde 1943 até 1974, sujeita á disciplina jurídica do Estado Novo, ou seja todas as instituições desportivas estavam subordinadas aos ditames políticos do Estado e do Governo. A partir de 1990 com a aprovação da Lei de Bases do Sistema Desportivo, surge uma nova etapa na evolução do desenvolvimento do sistema desportivo.
Com a criação da Confederação do Desporto de Portugal, ganham as federações e o Estado. As Federações porque encontram na Confederação um meio natural de união e de conjugação de esforços. A Confederação de Portugal é portanto, por natureza, a federação das federações nacionais.
A CDP tem um Centro de Formação, que tem como missão dinamizar e realizar programas de formação de recursos humanos que operem no sistema Desportivo, promovendo deste modo a qualificação dos agentes desportivos.
Na CDP também existe Centro de Edições e Documentação, que permite á CDP enquadrar vários projectos editoriais.
A investigação científica é assumida pela CDP como prioritária. Assim, surge na CDP o Centro de Investigação Científica para o Desporto que privilegia os estudos e o apoio á investigação.

Sites relacionados: ( "federação das federações" )
http://www.cdp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário